Capa | Atual | Arquivos | Sobre | Acesso | Avisar | Contato | Buscar  
 Cadernos de Pesquisa NPGA > Vol. 3, N° 1 (2006) open journal systems 


Clima organizacional das gerências de apoio ao usuário de ti e nível de satisfação dos clientes das unidades de negócio de exploração e produção da Petrobras



Caroline Santana EVANGELISTA
Suzeli Mardok Mendes SOARES


Resumo

Este artigo tem como objetivo avaliar a influência do Clima Organizacional da força de trabalho das gerências de Apoio ao Usuário das Regionais da Bahia, Bacia de Campos, Sergipe e Nordeste no nível de satisfação com os serviços de Tecnologia da Informação – TI, percebido pelos clientes das Unidades de Negócio de Exploração e Produção da Petrobras nessas localidades. Foram disponibilizados questionários através da Internet, e a medida de aferição utilizada para as pesquisas foi a favorabilidade. Os resultados obtidos indicam a existência de alguma causalidade entre o Clima Organizacional e o nível de satisfação dos clientes com os serviços de TI. O clima revelou-se satisfatório em alguns aspectos, enquanto na pesquisa de satisfação todas as variáveis foram bem avaliadas. O resultado da pesquisa mostrou-se nitidamente influenciado pelo modelo padronizado do ambiente de TI definido pela Petrobras, acrescido à cultura organizacional corporativista existente na Companhia.

Palavras-chave: Clima Organizacional, Satisfação do Cliente, E&P, TI, Petrobras.

Abstract

This article has as objective to evaluate the influence of the Organizational Climate of the force of work of the managements of Support to the User of the regional ones of the Bahia, Bacia de Campos, Sergipe and Northeast in the level of satisfaction with the services of Technology of the Information, perceived for the customers of the Units of Business of Exploration and Production of the Petrobras in these localities. Questionnaires through the Internet had been available, and the measure of gauging used for the research was the fortunate. The gotten results indicate the existence of some peculiarity between the Organizational Climate and the level of satisfaction of the customers with the services of IT. The climate showed in some aspects satisfactory, while in the satisfaction research all the variable well had been evaluated. The result of the research revealed clarity influenced for the standardized model of the environment of IT defined by the Petrobras, increased to the organizational corporative culture of existing in the Company.

Key-Words: Organizational Climate, Satisfaction of the Customer, E&P, TI, Petrobras




Texto completo: PDF





Research
Support Tool
  For this
avaliação pelos pares papers
  Context
  Action
Capa | Atual | Arquivos | Sobre | Acesso | Avisar | Contato | Buscar

Cadernos de Pesquisa NPGA
ISSN: 1982-100X
Barbara Coelho
José Carlos Santos