Capa | Atual | Arquivos | Sobre | Acesso | Avisar | Contato | Buscar  
 Cadernos de Pesquisa NPGA > Vol. 3, N° 1 (2006) open journal systems 


Clima organizacional do planejamento estratégico corporativo: estratégia na obtenção de resultados



Paulo Roberto Pereira RUCHINSKI


Resumo

Este artigo versa sobre a importância do clima organizacional constar do planejamento estratégico corporativo da indústria do petróleo de forma deliberada; sujeita a controle corporativo, e de forma emergente; conforme a escola do aprendizado organizacional. O foco no clima organizacional pode ser uma estratégia competitiva que, dentre vários objetivos, pode facilitar os processos de comunicação, melhorar a satisfação, confiança do trabalhador para com a organização, freqüentemente, com o objetivo de atingir os melhores e mais eficazes resultados operacionais, financeiros e organizacionais, no menor espaço de tempo com o menor custo. A escolha desta estratégia deve direcionar, competitivamente, valorizando os processos de gestão, rumo à obtenção de resultados operacionais, financeiros e organizacionais sustentáveis. Conceitos associados ao dia-a-dia da indústria, tais como confiabilidade, taxa de falhas e fator operacional podem ser correlacionados aos resultados do índice de satisfação do empregado ou clima organizacional, de modo a demonstrar que unidades de negócios com resultados de pesquisa de clima organizacional com valores muito baixos podem ter um determinado comportamento padrão que visa conseguir bons resultados que não se sustentam ao longo do tempo.

Palavras-chave: Clima Organizacional, Planejamento Estratégico, Confiabilidade, Resultados.

Abstract

This article turns on the importance of the organizational climate to consist of the corporative strategic planning of the industry of the oil of deliberate form; it subjects the corporative control, and of emergent form; as the school of the organizational learning. The focus in the organizational climate can be a competitive strategy that, amongst some objectives, can facilitate the communication processes, to improve the satisfaction, confidence of the worker stops with the organization, frequently, with the objective to reach best and the more efficient resulted operational, financial and organizational ones, in the lesser space of time with the lesser cost. The choice of this strategy must direct, competitively, valuing the processes of management, route to the attainment of operational, financial and organizational results sustainable. Concepts associates to day-by-day of the industry, such as trustworthiness, failure rate and operational factor can be correlated to the results of the index of satisfaction of the employee or organizational climate, in order to demonstrate that business-oriented units with results of research of organizational climate with very low values can have one definitive behavior standard that it aims at to obtain good results that are not supported to the long one of the time.

Key-Words: Organizational Climate, Strategically Planning, Trustworthiness, Results.




Texto completo: PDF





Research
Support Tool
  For this
avaliação pelos pares papers
  Context
  Action
Capa | Atual | Arquivos | Sobre | Acesso | Avisar | Contato | Buscar

Cadernos de Pesquisa NPGA
ISSN: 1982-100X
Barbara Coelho
José Carlos Santos