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 Cadernos de Pesquisa NPGA > Vol. 3, N° 1 (2006) open journal systems 


Análise do desdobramento do planejamento estratégico de uma gerência regional de operações da Petrobras distribuidora



Felipe Luna AZEVEDO


Resumo

A sociedade vivencia diversificadas transformações, sejam elas políticas, filosóficas, econômicas ou administrativas. O mundo não alterou suas dimensões geográficas, mas a globalização torna-o pequeno, as fronteiras foram “derrubadas”, a exigência das empresas em se amoldarem à competitividade é algo vital e premente. Na atual conjuntura mundial é fundamental atingir os objetivos estratégicos, concentrando as nossas forças em uma direção definida, a fim de evitar que sejamos, simplesmente, arrastados pelo ritmo dos acontecimentos do dia-a-dia, com a força da correnteza de um rio. Ante a urgência de competitividade busca-se entender, neste trabalho, qual a percepção dos líderes de “chão de fábrica” nas questões relativas ao planejamento estratégico, especialmente buscando verificar o grau de alinhamento entre as ações dos líderes do “chão de fábrica” e as necessidades estratégicas da Cia. Neste trabalho pode-se aferir que os líderes do “chão de fábrica” sentem-se pouco envolvidos com o processo de planejamento estratégico, denotando um conhecimento incipiente quanto a relevância e alcance do que fora planejado. É fundamental o envolvimento de todos, principalmente dos líderes, de forma que trabalhem continuamente alinhados e motivados para a busca do que foi planejado, uma vez que uma equipe alinhada, mobilizada e orientada para o pensamento estratégico capacitará a companhia à não somente sobreviver, mas também a crescer e garantir a sua perenização.

Palavras-Chave: Planejamento Estratégico; Estratégia, Balanced Scorecard, Petrobras Distribuidora.

Abstract

The society lives deeply diversified transformations, is they politics, philosophical, economic or administrative. The world did not modify its geographic dimensions, but the globalization becomes it small, the borders "had been knocked down", the requirement of the companies in if amoldarem to the competitiveness is something vital and pressing. In the current world-wide conjuncture it is basic to reach the strategical objectives, concentrating our forces in a defined direction, in order to prevent that let us be, simply, dragged for the rhythm of the events of day-by-day, with the force of the rapids of a river. Before the competitiveness urgency one searchs to understand, in this work, which the perception of the leaders of "soil of plant" in the relative questions to the strategical planning, especially searching to verify the alignment degree enters the actions of the leaders of the "soil of plant" and the strategical necessities of the Cia. In this work it can be surveyed that the leaders of the "soil of plant" feel themselves involved little with the process of strategical planning, denoting an incipient knowledge how much the relevance and reach of that outside planned. The envolvement of all is basic, mainly of the leaders, form who work continuously lined up and motivated for the search of that she was planned, a time that a lined up, mobilized and guided team to the strategical thought will enable the company to not only surviving, but also to grow and to guarantee its perennial.

Key-Words: Strategical planning; Strategy, Balanced Scorecard, Deliverering Petrobras.




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Cadernos de Pesquisa NPGA
ISSN: 1982-100X
Barbara Coelho
José Carlos Santos