A publicidade seduz os telespectadores e não vende somente produtos, mas também tendências e valores culturais
Samuel Sena de SANTANA Janete MORAIS Ludmira ORRICO
Resumo
Este trabalho tem como propósito analisar a capacidade de sedução da publicidade frente ao consumidor, identificando as estratégias utilizadas. No primeiro momento, conceituam-se os termos publicidade e propaganda; em seguida, trata-se da influência e importância da televisão para a publicidade, bem como dos conceitos sobre valores culturais; e, por fim, a analisa-se a peça publicitária do sabonete Lux Luxo Sedução do Chocolate, produzido pela agência JWT (J.Walter Thompson Publicidade Ltda.), no ano de 2006, e que tem como público alvo mulheres de faixa etária acima de 18 anos. Para isso, foram utilizadas pesquisas de análise de conteúdo, pesquisa qualitativa, pesquisas bibliográficas de diversos suportes e estudo de caso. Os resultados encontrados tende a contribuir para uma maior compreensão da manipulação por parte dos publicitários quanto à aplicação de valores inexistentes aos produtos por eles anunciados.
Palavras-Chave: Publicidade e Propaganda, Televisão e Valores Culturais.